terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

I Curso de Ventilação Mecânica - TURMA PETROLINA

I Curso de Ventilação Mecânica - Teórico/Prático
PROGRAMA
·         Interação cardiopulmonar de efeitos sistêmicos da VM;
·         Monitorização durante a VM;
·         Variáveis do ciclo ventilatório mecânico;
·         Modos ventilatórios básicos e avançados.
PÚBLICO ALVO 
Estudantes e profissionais da área de saúde.

CORPO DOCENTE
Fabrício Olinda, Mestre pela UFPE, Coordenador da Fisioterapia do Hospital São Salvador.

MINISTRANTES CONVIDADOS
Marco Valois, Mestre UFPE, atuou nas UTIs mais modernas de Pernambuco .

Flávio Maciel, Mestre  UFPE. Especialista em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva pela ASSOBRAFIR, pós graduado em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Redentor RJ, atualmente é membro da diretoria da Regional Pernambuco da ASSOBRAFIR. É sócio-diretor da empresa Pulmocardio Fisioterapia LTDA, coordena o Serviço de Fisioterapia do Hospital Dom Hélder Câmara, é fisioterapeuta da UTI do Hospital da Restauração, professor dos cursos de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco e da Faculdade Estácio de Sá-Recife, professor de diversos cursos de pós graduação e coordenador da pós graduação em Fisioterapia Cardiopulmonar e da pós graduação em Fisioterapia Oncológica da Faculdade Redentor-RJ. Pesquisador com experiência nas áreas de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulta.


CARGA-HORÁRIA
20 horas (sexta tarde e noite e sábado dia todo)

MATERIAL DIDÁTICO INCLUSO
Apostila e CD contendo artigos e simuladores de ventilação.


VALOR DO INVESTIMENTO



R$ 200,00 à vista ou 2 x de
R$ 125,00 no cheque. 

INFORMAÇÕES


            (87) 3863.7616 / (81) 9467-9806 / 9683-8364


Inscrições na Intensive CARE, Rua Engenheiro Walmir Bezerra, 855 - Centro - Petrolina/PE 




sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"Farinha pouca no meu pirão primeiro" - Crônicas de um Fisioterapeuta.

Em uma partida de futebol fictícia, composta apenas por Fisioterapeutas, o jogador 1, livre de marcação e de frente para o gol, fala:  “passa a bola, passa a bola!!!!”, no entanto, o jogador 2 chuta para o gol sem a menor condição de acertar. Resultado??? Perdeu uma chance clara de gol. Pode se tratar apenas de mais um exemplo de jogador “fominha”, entretanto, motivado pela situação atual da profissão, o jogador 1 desabafa:”do jeito que é na pelada, é na profissão. é por isso que a Fisioterapia não avança”. De fato, em parte, ele tem razão.
Trata-se do típico jogo definido pela expressão popular: “farinha pouca no meu pirão, primeiro”. Conversava com uma colega de profissão dias desses, e a mesma me confidenciou que um profissional do seu serviço, o qual por motivos óbvios não me revelou o nome, ofertava atendimentos fisioterapêuticos com valores, em média, 30% inferiores aos praticados pela empresa onde trabalha e pelo mercado. Essa prática é inadmissível!!!! Querer reduzir o valor de um bem, considerado por todos ínfimo, é um absurdo sem proporções. Além da total falta de ética, pois a mesma representava uma empresa e encontrava-se durante o seu expediente de trabalho, tentando abarcar um cliente da sua fonte empregadora, trata-se de uma atitude comercial errônea.  Dessa forma, o profissional passa a imagem de um ser sem escrúpulos, que tenta tirar vantagem a qualquer tempo e preço, sem contar o fato, de que ajuda ainda mais, a macular a imagem da profissão.


Para quem está com a barriga cheia.
Sei que a muita gente irá achar que é muito fácil ser ético quando se está com a dita “barriga cheia”. São tempos difíceis (para todos!!!!!!), mas o interessante é perceber que diversos profissionais, muitos deles ainda buscando o seu espaço e outros ainda sem a tão almejada estabilidade financeira, destacam-se cada vez mais, pelo fato de não apresentar o tipo de prática citado anteriormente. São pessoas que oferecem serviços diferenciados, pensam na recuperação do paciente, sem imaginá-lo como uma fonte de receita, a qual perderão quando da alta fisioterapêutica.  Vira e mexe escuto: “o maior inimigo da Fisioterapia é o Fisioterapeuta!!!”.  
Um pensamento mais coletivo e corporativista é possível e imprescindível.  Exemplo pode ser dado pela justiça brasileira, a qual encontra-se está na berlinda, sendo questionada por vários motivos e questões, mas seus representantes mantêm-se com discurso uníssono. Vi recentemente três entrevistas, envolvendo pessoas da justiça, desembargadores e ministros do Supremo, onde todos, a seu modo, defenderam os interesse da categoria sejam eles, questionáveis ou não. Imagino que alguém irá pensar que é muito fácil defender privilégios, mas por essa ótica é mais lógico buscar privilégios e fortalecer-se perante a sociedade, do que situar-se na denominada “briga dos ratos”.
Não deixemos que o espirito da “farinha pouca no meu pirão primeiro” nos contamine ainda mais.

Crônicas de um Fisioterapeuta.

Post semanal 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Informações sobre prova de Título Fisioterapia

PROVA DE TITULOS DE ESPECIALIDADES
1. Especialidades
A Prova de Títulos de Especialistas destina-se à concessão e ao registro do título de especialista a fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais referentes às seguintes especialidades.
OBS: As Especialidades serão ofertadas em conformidade com o Acórdão COFFITO 275 de 19/01/12.
1.1 Especialidades da Fisioterapia
1.1.1 Fisioterapia em Acupuntura/MTC;
1.1.2 Fisioterapia em Osteopatia;
1.1.3 Fisioterapia em Quiropraxia;
1.1.4 Fisioterapia em Respiratória;
1.1.5 Fisioterapia na Saúde da Mulher;
1.1.6 Fisioterapia em Terapia Intensiva;
1.1.7 Fisioterapia Esportiva;
1.1.8 Fisioterapia Dermatofuncional;
1.1.9 Fisioterapia do Trabalho;
1.1.10 Fisioterapia Neurofuncional;
1.1.11 Fisioterapia Oncológica;
1.1.12 Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
1.2 Especialidades da Terapia Ocupacional
1.2.1 Terapia Ocupacional em Acupuntura/MTC;
1.2.2 Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais;
1.2.3 Terapia Ocupacional em Saúde da Família;
1.2.4 Terapia Ocupacional em Saúde Mental.
2. Taxa de inscrição
Os primeiros cinco mil profissionais a se inscreverem terão 60% (sessenta por cento) de desconto no valor da taxa – que será divulgada na publicação do edital. O desconto engloba as inscrições na totalidade das áreas de especialidades.
3. Requisitos mínimos exigidos
O candidato deverá ser fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional inscrito com o registro ativo por, no mínimo, 24 meses em Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, contados até a data de realização das provas, e estar em pleno gozo dos seus direitos.


FONTE: COFFITO

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Agora é Oficial

Bom, e como disse Rafael Justino (nosso primeiríssimo lugar): "Agora é oficial!!!"
Nós da Exitus – Soluções Educacionais, gostaríamos de agradecer a todos que acreditaram, desde o início, no projeto do Curso Preparatório para Prova de Residência em Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. Nossos parceiros, Clínica 4F e Harmonia Copiadora, representadas, respectivamente, pelos amigos Diogo Fabrício e Thiago Batista. Agradecer ao corpo docente, composto por Andrezza Lemos,  Cláudio Albuquerque, o qual compartilhou toda a sua bagagem de quem já obteve o primeiro lugar na primeira edição do processo seletivo, Fabrício Olinda, Flávio Maciel e Silano Barros, pessoas de valor, que abriram mão de uma parcela do seu apertado tempo, a fim de repassar suas experiências, “bizus” e conhecimentos técnicos científicos.  O nosso agradecimento mais que especial aos nossos alunos, os quais, mais do que ninguém, acreditaram nessa proposta e foram atrás da realização de um sonho. Infelizmente não era possível aprovar todos, mas das quatro vagas disponíveis, duas foram ocupadas por pessoas do nosso grupo, o que nos enche de alegria e orgulho, renovando a nossa crença de estar realizando um bom trabalho, confirmado pela presença de seis dos nossos alunos entre os dez primeiros colocados. 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

 Estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação de Fisioterapia em Oncologia - Turma 3. 

 Corpo docente diferenciado com pessoas de expressão no cenário nacional como Anke Bergman, Fátima Businger, Leni Muraki e outros grande nomes.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

1° LUGAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A Exitus - Soluções Educacionais, parabeniza a primeiro lugar na prova da Residência em FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Rafael Justino aluno Exitus.  Dos 10 primeiros 5 foram fizeram o Preparatório da Exitus.


Parabéns a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OPORTUNIDADE DE ESTÁGIO PARA ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA

 hoje é o último dia da primeira etapa da seleção de estágio da Qualivida Fisio
Os interessados devem enviar o curriculo para: ftsimonedutra@qualividafisio.com.br

Não percam a oportunidade de fazer um estágio diferenciado!


www.qualividafisio.com.br

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Concurso Público Monteiro - Paraíba

Estão abertas as inscrições para o município de Monteiro (PB).

Monteiro (PB)
As inscrições irão até o dia 15 de fevereiro.
São 3 vagas para fisioterapeutas e 3 vagas para enfermeiros.

Provas Objetivas estão previstas para o dia 18/03/2012, das 9h às 13h e/ou das 14h às 18h, em locais previamente divulgados no portal www.famw.com.br. 

Link do Edital Geral